Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

1758, Maio, 22

I. A. N. T. T. Diccionario Geográfico. 1758, Vol.21. fl.1155 a 1158.

 

 Descripcam da freguezia de Sam Tiago de Lostoza, e do que se procura saber pelos interrogatorios impressos mandados pelo Reverendo Doutor Provizor de Braga.

Sam Tiago de Lostoza sita na Provincia do Minho Arcebispado de Braga Primaz comarca secular da cidade do Porto, e eclesiastica da cidade de Braga, e concelho de Aguiar de Souza e termo da cidade do Porto he terra del rey, e confina pela parte do Norte com a freguezia de Santa Eulalia de barrozas, que he dos religiosos de Sam Jeronimo da Villa de Guimarayes, e pera a parte do poente confina com Sam Miguel de Vilarinho igreja dos religiosos de Sana Cruz de Landim e para o mesmo poente confina com a freguezia Sam João de Codeços, e do Sul com a de Sam Pedro de Raymonda e com a de Santa Maria de Souzella, e do nascente com Santo Estevo de Barrozas, e todas as quatro freguezias sobreditas sam abbadias, de aprezentaçam ordinaria da mitra Primaz de Braga de concurso, sitas todas no Arcebispado Primaz.

Tem a sobredita freguezia de Sam Tiago de Lostoza duzentos e sessenta e hum fogos: pessoas de sacramento seiscentas e oitenta e huma: menores noventa e quatro. A metade desta freguezia está situada em huma planicie, que se chama a Cham de Ferreyra, e fica essa para a parte do Sul; e outra ametade della fica para a parte do Norte, esta està situada em hum valle que confina com a Ribeira de Vizella, e da sobredita freguezia se descobre a villa de Arrifana de Souza, a quoal dista duas legoas. A igreja està fora do lugar, e tem as aldeyas seguintes, a da Reymonda, Lameyra, Cazaes, Sequeirô, Bouça, Povo, Pinheiro, Rua Nova, Cabo, Fonte, Sè, Agrella, Vinhas, Cacavellos, Deveza, Ventozellas, Azenha, Rego, Agros, Surribas, Laje, Costa, Rodilham, Cristello, Paredes Secas, Tocas, Leiroz, Talhos, Outeiro, Penellas, Lajes, Cerdeiras, Quintans, Serra, Gandra, Ferreira, Peça, Longra, Rio, Caniço, Refontoura, Sammeda, e todos fazem o numero de quarenta e tres aldeyas.

O orago desta freguezia he o Apostolo Sam Tiago tem Sinco altares a saber o altar mòr, onde està collocado o Santissimo Sacramento, e para a parte do evangelho tem a Igreja o altar de Nossa Senhora do Rozario e o das Almas, e para a parte da Epistola o altar do Santo Nome, e o do Senhor da Agonia feito pelo insigne escultor chamado a Barrocas, e nesta Igreja hà raras pinturas feitas por tres insignes pintores irmàos, que existiram no seculo passado oriundos na freguezia de Sam João das caldas termo da Villa de Guimaraes, Arcebispado Primaz. Tem huma Irmandade das Almas de que he protector o Apostolo Sam Thomé, e tem mais a confraria do Nome de Deos, e tem a Confraria do Santissimo Sacramento, e a de Nossa Senhora do Rozario, e tambem huma de Sam Sebastião. Tem tambem huma torre com dous sinos.

O parocho desta freguezia he abbade de aprezentaçam secular, que he padroeiro D. João Luis de Menezes de Magalhaès Barreto Sà e Rezende Senhor da Villa de Barca Freiriz e Penegate, Souto de Rebordoês, e Honra de Tonsu, e renderà a dita abbadia oitocentos mil reis pouco mais ou menos. Tem esta freguezia tres ermidas, a saber a de Sam Roque que està fora do lugar, e pertence a fabrica della ao abbade da freguezia; e tem mais a de Sammede sita no mesmo lugar, e pertence a fabrica della aos freguezes desta mêsma freguezia; e a de Sam Gonçalo chamado o esquecido, que està situada no alto de hum pequeno monte, cuja administração pertence ao abbade desta freguezia, a cuja ermida pelo discurso do anno vem varias pessoas desta freguezia, e dos vizinhos a vizitar o dito santo, e no dia dez de janeiro concorre muita gente a vizitar a dita cappella ou ermida que no tal dia se faz a sua festa.

Os frutos que esta terra produz em mais abundância sam milho groço e miudo, centeyo, e painço e feijam e algum vinho muito verde para a parte da Cham de Ferreyra por ser sitio muito descuberto, e frio, e para a parte que confina para a Ribeira de Vizela tem mais abundancia e he melhor e mais maduro: todo este vinho que produz he de uveiras, e se chama de enforcado; e tambem produz alguma fruta; e tambem prodùz abundancia de linho, de que se fabrica muito pano de linho, e de estopa.

Esta freguezia està sobjeita as justiças da cidade, e relacam do Porto, e neste concelho de Aguiar de Souza há hum ouvidor ordinario que se poem pela Camera da cidade do Porto cada hum anno comalçada de hum cruzado, e he executor das Sentenças que emanam das justiças da dita cidade do Porto, o qual concelho tem tres escrivàes, e procurador e meyrinho e da todas as quartas feiras de cada somana no lugar das Paredes, cabeça deste dito concelho, audiencia.

Esta freguezia servesse pelo correyo de Guimaraes, que dista desta freguezia duas legoas, o qual correyo chega no domingo, e parte na sexta feira pela manhan: dista esta freguezia da capital de Braga, a quem he sojeita quatro legoas e meya, e da cidade de Lisboa capital do reyno sincoenta e oito legoas. O temperamento desta freguezia he sadia por ser alta e muyto lavada dos ventos, e nam tendo mais que dizer aos interrogatorios que me vieram por ordem do muyto reverendo senhor Doutor Provizor da cidade de Braga Primaz, a qual eu Pedro Antonio Barreto de Menezes fis em presença do Reverendo Manoel Marques Abbade da igreja de Sam Pedro de Raymonda, e do Reverendo Francisco Rodrigues Pereira, abbade da igreja de Sam João Baptista de Codeços meus vezinhos, e por verdade nos asinamos todos ao vinte e dous dias de Mayo de mil setecentos sincoenta e oito annos. O abbade Manoel Marques, o abbade de Codessos Francisco Rodrigues Pereira, o abbade Pedro Antonio Barreto de Menezes.

 



publicado por José Carlos Silva às 21:31 | link do post | comentar

mais sobre mim
Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31



contador visitas en mi web
posts recentes

A festa em honra de Sant’...

Lousada Antiga

As capelas

Padre Joaquim António de ...

Feliz de Mendonça Baldaia...

Dote de casamento do Dr. ...

Casa D' Além-Romariz (Mei...

Casa D’ Além ou de Romari...

A coisa que mais me dói, ...

Doutor Joaquim Augusto da...

arquivos

Agosto 2015

Março 2015

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

tags

1910

a igreja de são vicente de boim

a igreja _alvarenga

a paróquia de boim: breve enquadramento

adcl_lodares_lousada

adeus

alferes

almotacé

alvarenga

alvarenga_lousada

anthero pacheco da silva moreira

antónio

anúncio

aparecida

artesanato

artigos

aveleda

bibliografia

boa noite

boim

boim_lousada

caíde

caíde_lousada

calvário

caminho _de_ ferro_ de_ penafiel _á_ lix

caminho_de_ferro

capela

capela da fonte - boim

capelas

capelas_ públicas_lousada

capelas_de_lousada

capitão

capitão_mor

cargos e profissões dos proprietários de

carta

casa

casa da bouça (nogueira)

casa da lama

casa da quintã

casa de monte sines

casa de sequeiros

casa de sequeiros - lodares

casa _ vilar_lodares_lousada

casamento - joaquim da silva netto com d

casa_da_lama_lodares_lousada

casa_de_real_ficha

casa_do_vilar

casa_vila _verde

collegio_de_bairros

concelho

couto

covas

cristelos

crónicas

cruzeios_lousada

cruzeiros

cruzeiros_lousada

da

de

despedidas

desporto

do

donativo

eleição

eleição_ abdicação

em 1907.

enlace

escola

festa

figueiras

i congresso internacional da rota do rom

igreja paroquial de cristelos / igreja d

igreja paroquial de figueiras / igreja d

igreja: stº estevão de barrosas

iii jornadas de história local

lodares

lodares_lousada

lousada

meinedo

memória

memória_paroquial

moinho

moinhos

nespereira

nevogilde

nogueira

nossa

padre

paisagem_edificada_lousada

política

ponte _de_ vilela

ponte_espindo

porto

quaresma

reverendo

romaria

rota_românico

senhora

títulos

universidade de coimbra

todas as tags

links
subscrever feeds